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PROJETO LITERATURA INFANTIL EM HOSPITAIS

PROJETO LITERATURA INFANTIL EM HOSPITAIS

TEMA: Biblioteca móvel - Dando asas à imaginação

 OBJETIVO GERAL

    Incentivar e aplicar a leitura de forma diferenciada e acessível às crianças internadas no Hospital Materno Infantil Dr. Jeser Amarante Faria situado na cidade de Joinville.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

    Investigar as preferências literárias de cada criança, sabendo que estas entram e saem diariamente do hospital; Estabelecer uma rotina literária; Incentivar a leitura e o pensamento crítico e reflexivo; Propiciar um ambiente agradável e de participação coletiva. Aumentar o interesse a apropriação da leitura bem como os benefícios para a imaginação da criança.

 PROBLEMA: 

     Levando em consideração que a criança hospitalizada pode ficar entediada, pois encontra-se privada da sua vida cotidiana e sem acesso a materiais literários bem como de atividades lúdicas pergunta-se: Como introduzir neste ambiente ocioso uma atividade lúdica e significativa?

 HIPÓTESES:

     Muitas das crianças que permanecem internadas no hospital, mesmo com o acompanhamento dos pais, acabam por se sentirem entediadas, pois esses ambientes muitas vezes não possuem propostas lúdicas para entreter e interagir com as crianças, mas somente um ambiente de seriedade e recuperação. Para Winnicott (1982), o brincar é sempre terapêutico e saudável, sendo uma forma de descarregar a agressividade e reconhecer o mundo. Além de ser uma forma de comunicação em psicoterapia, a atividade lúdica conduz a relacionamentos grupais, facilitando o desenvolvimento e, portanto, a saúde infantil. Deste modo o presente projeto abordará o imaginário, a fantasia e a brincadeira por meio da leitura, interpretação e teatro, como forma de entretenimento, proporcionando assim um novo lazer como forma de distração. Assim sendo o ambiente hospitalar será transformado com momentos mais agradáveis e prazerosos para as crianças, otimizando o seu tempo ocioso, bem como de seus familiares.

JUSTIFICATIVA 

De acordo com Wallon (1968), a afetividade envolve várias manifestações, desde os sentimentos até as emoções, na qual a construção do eu depende essencialmente do outro. Considerava a afetividade como a primeira forma de interação com o meio e a principal motivação do movimento, na qual as experiências adquiridas seriam demonstradas através das emoções. Ainda segundo Wallon, o ser humano se desenvolve no conflito através de uma construção progressiva e por estágios assistemáticos e descontínuos. Na qual a superação de cada estágio representa uma evolução mental qualitativa, ou seja, seria por meio da emoção que o ser biológico se converteria em um ser social. Levando em consideração que a criança não é apenas corpo e sim emoções, nosso projeto busca alimentar a alma das crianças que recebem tratamento médico nos hospitais e possuem tempo ocioso nos mesmos. Muitas vezes estas crianças se sentem desmotivadas e carentes e não encontram nos pais segurança, pois os mesmos estão aflitos e fragilizados com a saúde dos seus filhos. Entendemos que por meio da literatura infantil e da ludicidade podemos sensibilizar e aproximar as crianças e suas famílias do mundo da leitura, da afetividade, bem como proporcionar momentos prazerosos e agradáveis.


ESTRATÉGIAS E ENCAMINHAMENTOS METADOLÓGICOS 

    Primeiramente iremos até as rádios locais de Joinville, na qual pediremos um espaço para pedir doações de livros infantis para a biblioteca móvel, explicitando o objetivo do projeto para os ouvintes e estimulando o prazo mínimo de entrega para podermos fazer assim, a seleção e classificação dos mesmos. Após o recebimento dos livros, faremos um seleção dos melhores livros e os classificaremos por faixa etária, pois o hospital atende desde bebês à jovens de até 18 anos, contudo nosso foco será apenas as crianças. A próxima etapa será pesquisar entre os pacientes os seus gostos literários, para podermos assim identificar quais gêneros literários mostram-se mais atrativos para cada criança. Cada dia traremos uma metodologia diferente que atraía a atenção dos pacientes, mediando vários gêneros e gostos, por exemplo: um dia com fantoche, outro com dedoches, fantasias, aventais, mini teatros, a própria contação de história com os livros e pequenos musicais. Desta maneira a proposta tornará-se mais atrativa e fará com que as crianças fiquem com um gostinho de quero mais, esperando ansiosas por mais histórias. Também disponibilizaremos livros que serão manuseados no momento em que estaremos no mesmo ambiente, assim poderemos interagir com as crianças e incentivá-las a buscarem mais histórias.

RECURSOS 

      Livros infantis, fantoches, dedoches, fantasias, aventais, casinha de fantoche, cds com histórias, carrinho para levar os materiais.

 AVALIAÇÃO 

      Esperamos que ao final do projeto as crianças sintam-se mais felizes com o ambiente mais agradável que proporcionamos por meio de propostas lúdicas, bem como compreendam e se interessem mais pela literatura.

 CRITÉRIOS 

- Envolvimento, atenção, interesse, participação no momento das leituras, comentários e argumentos sobre as propostas desenvolvidas.

 REFERÊNCIAS

 WINNICOTT, D. W. (1975) O Brincar e a Realidade. Rio de Janeiro, Imago. WINNICOTT, D. W. (1982) A criança e seu mundo. Rio de Janeiro,Guanabara - Koogan

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