Plano de aula com a utilização de histórias em quadrinhos.
Turma: 2º ano
Conteúdo: Saúde- Bons Hábitos.
Objetivo geral: Sensibilizar os alunos a terem uma boa saúde, guiada por bons hábitos e alimentação balanciada..
Objetivo específicos: -Instigar uma boa alimentação;
-Conhecer as diferentes formas de exercícios;
- Valorizar o cuidado com o corpo bem como sua saúde.
Atividade:
-Primeiramente disponibilizarei a tirinha para que a turma observe e tire suas próprias conclusões.
Depois em uma roda de conversa farei as seguintes perguntas:
O que a Mônica queria com a Magali? Como a Magali reagiu? Porque? Qual foi a reação da Mônica? Porque o precisou de três amigos para erguer a Mônica? entre outras que ao decorrer do debate a turma interessar-se em perguntar.
-Depois mostrarei algumas imagens de crianças obesas e como estas sofrem com seu peso, também trarei imagens de cuidados com o corpo e boa alimentação.
-Mais tarde com o auxilio de revistas e cartolinas, montaremos em equipes cartazes sobre uma boa alimentação, exercícios, boa qualidade de vida e saúde(doenças que a obesidade infantil pode prejudicar na crianças) .
Avaliação:
Atitudinal: Participação, interesse, cooperação com o grupo.
Conceitual: Analizar se o aluno ao final da aula sensibilizou-se sobre sua saúde e o cuidado com a mesma.
terça-feira, 16 de abril de 2013
quinta-feira, 21 de março de 2013
GERAÇÃO Z, UM NOVO DESAFIO??
É conhecida como Geração Z, indivíduos nascidos em meados dos anos 90. Estes,
cresceram com o contato direto com a globalização, com as novas tecnologia, principalmente
com a internet. A letra Z, vem da palavra “zapear”, ação de mudar um canal de
TV para outro com o controle remoto, incessantemente!!
Por serem conhecidos pela capacidade de desempenhar várias
tarefas ao mesmo tempo, a geração Z está sempre a procura de novidades, de
novos conhecimentos. Contudo existe as consequências, a falta de foco e a
facilidade para dispersão são maiores, o que pode afetar na escola.
Como preparar o lúdico em sintonia com a
tecnologia na educação para a geração Z para atraí-los¿ Como preparar
profissionais carentes de orientação, assustados com tantas modernidades¿ É
fundamental levar em consideração que o desenvolvimento do pensamento não
possui idade ou geração, bem como o conhecimento prévio de seus alunos. Outro
fator indispensável é buscar que eles aprendem pelo prazer, trazendo novidades
e atividades interessantes.
Uma
dica, utilize a web e o celular como aliados, na
qual podem ser usados na produção de videos, fotos, escutar música no momento
que trabalha em um projeto. O bom relacionamento entre professor e pais também ajuda
a conhecer o pensamento e as ações de cada criança,adolescente, bem como sua
realidade, tornando assim aproximação mais fácil.
Contudo a principal chave para se trabalhar com a geração
Z ainda é a boa e velha maturidade, e é neste quesito que os jovens precisam
trabalhar sempre, juntamente com as críticas e dúvidas constantes.
sábado, 16 de março de 2013
Mas, quem é Mathew Lipman?
Matthew Lipman è americano, doutor em filosofia, é o idealizador do programa de filosofia para crianças, onde ele diz ser possível filosofar com as crianças desde as primeiras series na escola, com essa pratica as crianças desenvolvem melhor suas capacidades cognitivas.
O que são as novelas filosóficas?
Matthew Lipman e sua equipe desenvolveram as Novelas Filosóficas para serem usadas pelos alunos e os Livros do Professor para auxiliar a mediação do professor na investigação filosófica em sala de aula.
Matthew Lipman è americano, doutor em filosofia, é o idealizador do programa de filosofia para crianças, onde ele diz ser possível filosofar com as crianças desde as primeiras series na escola, com essa pratica as crianças desenvolvem melhor suas capacidades cognitivas.
O que são as novelas filosóficas?
Material Didático do Programa de Filosofia para Crianças
Matthew Lipman e sua equipe desenvolveram as Novelas Filosóficas para serem usadas pelos alunos e os Livros do Professor para auxiliar a mediação do professor na investigação filosófica em sala de aula.
A Novela Filosófica é uma narrativa que apresenta temas e problemas filosóficos através das falas e tramas vividos pelas personagens numa Comunidade de Investigação.
O Livro do Professor contêm planos de discussão e exercícios sobre conceitos filosóficos para auxiliar a mediação do diálogo na comunidade de investigação e desenvolver as habilidades de pensamento.
Para comprar os materiais de Filosofia para Crianças CLIQUE AQUI
Rebeca
Livro escrito por Ronald Reed, colaborador de Matthew Lipman, é utilizado para a iniciação filosófica com crianças da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental. O texto é ilustrado e possui trinta e sete capítulos. O foco do programa de Rebeca é a pergunta como forma de iniciação na reflexão filosófica. |
Propõe o desenvolvimento de habilidades como detectar semelhanças e diferenças, raciocínio hipotético, critérios de classificação, relação de causa e efeito, relação parte e todo, esclarecimento de conceitos. Ao longo da narrativa as crianças são convidadas a pensar sobre o próprio pensar e se envolvendo com problemas presentes na filosofia. Alguns temas: percepção, identidade, imaginação, realidade, aparência, verdade, conhecimento, probabilidade e possibilidade, perguntas, pensamento, diferenças, medo, segredo, cor, felicidade.
Issao e Guga
Maravilhando-se com o Mundo Livro para os alunos com idade entre 8 e 9 anos. O texto completo de Issao e Guga possui introdução e dez capítulos. Este material tem conteúdos para dois anos, ou seja, para o 2º e 3º anos do Ensino Fundamental. |
O foco do trabalho é a preocupação com a percepção e processos do conhecimento, propondo o desenvolvimento de habilidades básicas de pensamento para esta faixa etária. Aborda temáticas da filosofia linguagem, teoria do conhecimento, ontologia, ética e estética. Alguns temas: animais, realidade, natureza, água, ecologia, poluição, guerras, trabalhar, brincar, verdade, beleza, sentidos, amizade, pensar, etc.
Pimpa
Em busca de significado Novela escrita por Matthew Lipman, indicada para crianças de 9 a 10 anos. O texto é possui 11 capítulos e é indicado para dois anos letivos de trabalho, geralmente utilizado no 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. |
O foco do trabalho é a Filosofia da Linguagem, antropologia, ética e fenomenologia. É um programa de raciocínio, comunicação e expressão. Estimula a criança a escrever. Propõe o aperfeiçoamento de um conjunto de habilidades próprias para este nível de ensino. Alguns temas: identidade, corpos e mentes, partes e todo; idéias e coisas, justiça, direito, dever, necessidades, regras de conduta, história, espaço, tempo, família, relação, ambigüidades, analogias, etc.
A Descoberta de Ari dos Telles
Investigação Filosófica
Livro indicado para adolescentes de 11 a 13 anos. O texto completo de A Descoberta de Ari dos Telles possui 17 capítulos. Material para ser trabalhado com os alunos durante dois anos, ou seja, indicado para os 6ª e 7ª anos do Ensino Fundamental.
|
O foco do programa Ari é aprender a pensar e a pensar sobre o pensar. Por isso, Ari propõe princípios e práticas que propiciam o raciocínio estruturado e busca oferecer aos alunos familiaridade com a sequência de idéias lógicas. Sua ênfase está na lógica formal, na lógica das boas razões e na lógica do agir. Esta novela nos apresenta uma introdução à investigação filosófica, problematizando temas de Ontologia, Antropologia, Teoria do Conhecimento, Ética, Estética, Fenomenologia, Política, Linguagem e Educação. Alguns temas: pensar, investigar, estereótipos, conhecimento de si, indução, dedução, raciocínio hipotético, percepção, morte, mente, cultura, gêneros, símbolo, costumes, liberdade, razões, generalização, confiança, empatia, contradição, possibilidades, amizade, arte, sentimentos, hábito, hipóteses, incoerência, verdade.
Luísa
Investigação Ética
Livro indicado para adolescentes de 13 a 15 anos. O texto completo de Luísa possui 11 capítulos, subdivididos em 29 episódios. O trabalho com este livro é previsto para dois anos, ou seja, indicado para o 8º e 9º anos.
|
O foco do programa de Luísa é a Investigação dos problemas da ética e da moral, propondo a reflexão rigorosa sobre valores. Trabalha-se com a argumentação lógica e construção de critérios e conceitos fundamentais para o auto-conhecimento e a tomada de decisões, contribuindo para a formação da autonomia moral e da convivência com as diferenças. Retoma alguns temas e problemas das Antropologia, Teoria do Conhecimento, Ética, Estética, Fenomenologia, Política, Linguagem e Educação. Alguns temas: ética e moral, direito e dever, hábitos, fatos e valores, coerência e consistência, indivíduo e identidade, o certo e o justo, perfeito e certo, livre arbítrio e determinismo, natural, verdade, padrões e regras, leis e regras, intenção e conseqüência, consciência e decisão, entre outros.
O programa de Luísa propõe o desenvolvimento de habilidades como: considerar relações de parte / todo, meios e fins, regras e princípios, dar razões, contextualizar, abrangência, universalizar, projetar um ideal de mundo e pessoa, etc
O programa de Luísa propõe o desenvolvimento de habilidades como: considerar relações de parte / todo, meios e fins, regras e princípios, dar razões, contextualizar, abrangência, universalizar, projetar um ideal de mundo e pessoa, etc
material acessado em 16/03/2013 dos sites: http://www.philosletera.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=74&Itemid=135
e http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20060922163740AAn03wR
quinta-feira, 14 de março de 2013
Assinar:
Postagens (Atom)